Empresas do setor de construção voltam a crescer em Goiás, indica pesquisa do IBGE

Número de empresas ativas com cinco ou mais pessoas ocupadas, subiu 14,1% em Goiás, entre 2019 e 2020

O número de empresas ativas do setor da construção, com cinco ou mais pessoas ocupadas, subiu 14,1% em Goiás, em 2020 (2.151), em relação a 2019 (1.885 unidades). O número é o maior dos últimos quatro anos anteriores à pesquisa. Os dados são da Pesquisa Anual da Indústria da Construção (PAIC), do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). 

O levantamento também verificou que as empresas do setor, com cinco ou mais pessoas ocupadas, geraram R$ 9,6 bilhões em valor de incorporações, obras e serviços no Estado de Goiás. Outra informação de destaque é que a pesquisa aponta que a indústria da construção goiana tem a maior representatividade no Centro-Oeste e que as empresas atuantes no estado representam 41,9% do total da região. 

 

 

Além disso, Goiás subiu 2,2 pontos percentuais na participação do pessoal ocupado, representando 38,8% de profissionais ocupados no Centro-Oeste. No âmbito nacional, Goiás tem o 8° maior número de empresas atuantes entre as unidades da Federação. São 2.151, o que corresponde a 3,7% do total no país. 

O Estado tem o 9º maior número de pessoal ocupado e o 9º maior valor de salários, retiradas e outras remunerações. Fica atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Bahia.

De acordo com o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Joel Sant’Anna Braga Filho, os números representam a forte atuação do governo para abertura de novas empresas e para a retomada da economia. “Trabalhamos muito para atrair investimentos ao Estado, fomentando o empreendedorismo com foco na geração de emprego e renda”.

Fotos: Rodrigo Cabral 

Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços - Governo de Goiás

 

 

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.